Capital tem quatro novas ciclovias a partir de hoje

 

A partir de hoje, 6, os ciclistas da Capital terão mais quatro espaços exclusivos para seus deslocamentos, resultando em um acréscimo de 2,7 quilômetros a malha cicloviária da cidade.

 As novas ciclovias estão localizados nas ruas Vasco da Gama/Irmão José Otão (1,1 quilômetro, entre a Miguel Tostes e a  Barros Cassal), João Telles (300 metros, entre a Vasco da Gama e Osvaldo Aranha) e Barros Cassal (300m, entre Irmão José Otão e Osvaldo Aranha), no bairro Bom Fim, além de mais um trecho da avenida Ipiranga (1 quilômetro, entre Azenha e Silva Só).  

 Todas as vias tem piso de asfalto, coloração vermelha, sinalização específica e semáforos exclusivos para ciclistas nos cruzamentos. As ciclovias do bairro Bom Fim são interligadas e contempladas com três estações das bicicletas públicas, sistema BikePoa. Com o novo trecho, a av. Ipiranga já possui 2,8 quilômetros, entre a Edvaldo Pereira Paiva (via com ciclovia em obras) e a Silva Só. Ao todo, a avenida terá 9,4 quilômetros. Todos os projetos atendem ao Plano Diretor Cicloviário, elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).  

Atualmente, Porto Alegre conta com 20,2 quilômetros de ciclovias em diversos pontos da cidade. A expectativa da prefeitura é contar com 50 quilômetros até 2014.

As ciclovias existentes

Ciclovia da Restinga – 4,6km de extensão. São 3 km na Avenida João Antônio da Silveira, entre as avenidas Edgar Pires de Castro e Ignês Fagundes. Outros 500 metros conduzem até as proximidades do Parque Industrial, e 1,1km na Nilo Wulff, entre a Avenida João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus.

Avenida Diário de Notícias – 2,1km de extensão. Ao longo da av. Diário de Notícias, entre Wenceslau Escobar e Chuí.  

Ciclovia de Ipanema – 1,25km de extensão. Inicia na Cel. Marcos com Dea Cofal, segue pela Dea Cofal e avenida Guaíba, encerrando na Osvaldo Cruz.  

Avenida Icaraí – 1,7km, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar, no sentido bairro-Centro. 

Rua Sete de Setembro – 585 metros. É dividida em dois trechos, o primeiro, de 185m, da Borges de Medeiros até a General Câmara; o segundo, de 400m, da Caldas Jr até Padre Tomé.  

Avenida Adda Mascarenhas – 1,2km, nos dois sentidos da avenida, entre as ruas Karl Iwers e Vitório Francisco Giordani.

José do Patrocínio – 880 metros de extensão, ligando as avenidas Loureiro da Silva e Venâncio Aires.

Estrada das Três Meninas – 1,650km de extensão, ao longo da via, nas proximidades do condomínio Alphaville.

Avenida Chuí – 650m, entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias

Juscelino Kubitschek – 1,1 quilômetro. Entre a Manoel Elias e a Dr. Vargas Neto;

Avenida Ipiranga – previsão de 9,4km, entre a Edvaldo e a Antônio de Carvalho. Trecho concluído (cerca de 2,8 km), entre as avenidas Silva Só e Edvaldo Pereira Paiva.

Vasco da Gama/Irmão José Otão – 1,1km de extensão, entre as ruas Miguel Tostes e Barros Cassal.

General João Telles – 300m, entre a Vasco da Gama e Osvaldo Aranha

Barros Cassal – 300m, entre a Vasco da Gama e Osvaldo Aranha

Fonte: PMPA /Foto: Lucas Barroso

 

 

Custom HTML

This is a custom html module. That means you can enter whatever content you want.

Login