Virada Sustentável Porto Alegre começa na quinta-feira

Segunda edição do evento - que acontece de 30 de março a 02 de abril na Capital gaúcha - traz cerca de 200 atividades que abordam temas como empreendedorismo inovador, ecogastronomia e educação para a sustentabilidade. A programação é gratuita e pode ser conferida no site oficial do evento.

A Virada Sustentável Porto Alegre começa na próxima quinta-feira, 30 de março. Considerado o maior evento de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina e um dos maiores do mundo, a Virada Sustentável acontece até domingo, 02 de abril. Serão mais de 200 atividades em quatro dias de realização, em diferentes locais da Capital e em quatro EcoPontos principais: a Casa de Cultura Mario Quintana, o Parque da Redenção, a Associação Cultural Vila Flores e o SESC Campestre.

Seminários, mostras de filmes, esportes, oficinas, shows e espetáculos teatrais, artes visuais, feiras de inovação e a Virada Ecogastronômica estão entre as atividades que vão tratar de temas como qualidade de vida, biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana e mudanças climáticas, além de potencializar as discussões sobre a importância da economia em negócios sustentáveis e da cultura para a vida urbana. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Conheça os EcoPontos e suas atividades:

Casa de Cultura Mario Quintana

No Centro Histórico de Porto Alegre as ações da Virada acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana, que vai abrigar o Seminário Virada Sustentável na Educação (Teatro Bruno Kiefer), o Seminário Contaí! (Auditório Luís Cosme), o Painel Escolas Sustentáveis (Sala Carlos Carvalho) com a ecochef uruguaia Laura Rosano, a Feira Papelera (antessala do Jardim Lutzenberger), as mostras de filmes CineAbacaxi (Jardim Lutzenberger) e a Semente Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade (Sala Eduardo Hirtz), aulas de Biodança com Nasser Hassan (Sala Marcos Barreto), oficinas, entre outras atividades. 

Associação Cultural Vila Flores

No coração do 4º Distrito - considerado o mais importante polo criativo de Porto Alegre -, a Virada concentra suas atividades na Associação Cultural Vila Flores. Além de oficinas, espetáculos e shows, o Vila Flores vai receber o Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade (no Galpão do Pátio) e a Feira de Empreendedorismo Inovador Boas Ideias de Sustentabilidade, entre outras atividades. 

Parque da Redenção

Local de encontro e mobilização no final de semana, este EcoPonto funcionará nos dias 01 e 02 de abril, das 10h às 18h, oferecendo atividades de saúde e bem estar, arte, cultura e informação, reciclagem de resíduos e reaproveitamento de materiais. Slackline, malabares e jogos, trilhas no Parque, aulas de Tai Chi Chuan, Biodança e Dança Circular, música, dança e teatro, rodas de conversa, oficinas, doação e troca de livros e coleta de resíduos acontecem na Redenção. Esse EcoPonto abriga também o Estande da Virada Ecogastronômica, onde acontecerão aulas de cozinha, roda de conversa sobre hortas urbanas, produção e consumo de alimentos orgânicos e o Fórum de Ecogastronomia. 

SESC Campestre

O SESC Campestre reunirá atividades educativas, de reflexão e lazer, como palestras sobre consumo consciente e mobilidade urbana, ecotrilhas, oficinas de confecção de produtos a partir de garrafas PET e aulas de dança circular.

Destaques da programação

Para programação completa acesse: https://www.viradasustentavel.org.br/poa/virada-sustentavel-porto-alegre-2017/programacao.html