Reunião-almoço Acidesul: prefeito Ernani fala do saneamento das finanças do município e outras realizações no seu início de governo


Evento realizado no Restaurante Himalaia reuniu cerca 80 pessoas entre empresários, prestadores de serviço e representantes do poder público municipal. Também estiveram presentes representantes de instituições bancárias e de ensino. À abertura dos trabalhos o presidente da Acidesul, Eugênio Tolentino Mairesse agradeceu a presença de todos, convidando-os a comemorar os 14 anos de fundação da entidade que ocorre neste mês de março (19).

O convidado do Frente a Frente / Reunião-almoço Acidesul foi o prefeito Ernani Gonçalves que falou sobre as primeiras ações de governo e ainda o que pretende ao longo dessa sua nova gestão. Destacou que o município de Eldorado do Sul, diferentemente de outras cidades brasileiras, já conseguiu uma saúde financeira e que está com as contas em dia. Informou também que houve uma revisão de contratos com empresas prestadoras de serviços na qual foi proposta uma diminuição de custos o que, efetivamente ocorreu.

Diferentes segmentos empresariais e prestadores de serviço, ali representados, tiveram boas notícias da nova administração. De acordo com o secretário do Planejamento, Ricardo Alves, houve um mutirão das diversas secretarias no sentido resolver questões pendentes relativas a alvarás, licenças ambientais, entre outros assuntos ligados à abertura de empresas.   

Outro momento importante foi quando da assinatura do Decreto Nº 6.875, que autoriza e regulamenta a utilização do Canal de Drenagem localizado junto às torres de alta tensão como receptor de efluentes tratados.  Tal regulamentação beneficiará empresas as quais já têm estação de tratamento compacta e não podiam operar, pois não tinham onde fazer o despejo do resultado tratado. A Dimed e a Dell já dispõem dessas estações e a utilização do Canal irá possibilitar enorme economia para as mesmas, uma vez que os resíduos a serem descartados não precisam mais ser levados a locais distantes daqui.

 Após explanação do prefeito Ernani foi aberto espaço para que os convidados pudessem fazer perguntas ao convidado. Ao final foi dada a palavra à consultora Cláudia Silber, da Soma Design Estratégico falou aos empresários sobre o Projeto Eldorado, o qual irá possibilitar a integração das pessoas, empresas e o poder público com a cidade; definir e explicitar a identidade local; estimular a educação e o empreendedorismo, assim como proporcionar experiências positivas para as pessoas.

O secretário de Planejamento Governança e Gestão, Fábio Leal, salientou a importância do projeto garantindo o apoio institucional da Prefeitura Municipal com áreas físicas e estrutura para a realização das diretrizes, as quais serão definidas na primeira etapa do projeto; a partir de pesquisa a ser aplicada num universo compreendido por trabalhadores, moradores, população flutuante, empresários e prestadores de serviço. 

Estiveram presentes:

Sérgio Clezar Marcos e Wilson Schmidt (Aeroclube Eldorado); Henrique Boeira Appel (Agro Máquinas); Jorge Assis (Bobinasul); Genésio Cervo (Cervosul); Everton Tavares da Silva e Elíbio Salgado da Rosa ( Comercial Buffon); Sérgio Cardoso (Confiança Assessoria Contábil);  Denilson Feijó, Erlon Schneider e Nery Bitencourt ( Conpasul); Fidelcino Molina (Contec Contabilidade);  Airton de Conti, Douglas de Conti e Neuza Borges (DDD Engenharia; Leonardo Tiarajú e Pascoal Ianni (Dell); Antônio Napp, Carlos Alberto Lima e Roberto Coimbra ( Dimed); Ânderson Abreu da Costa, João Paulo Cajado Tomé e Manoel Salvaterra (Elio Winter Incorporações); Rodrigo Linck Graeff (Linck Máquinas); Marco Antônio Lucas ( Melnick Even Urbanizadora);

Milton de Jesus (MPJ Comércio e Serviços); Sandro Santana (Oderich); Nilton Melo (Óptica Moderna); José Guilherme Fichtner (Pampack Embalagens); Luís Mejolaro (Krafoam); Edegar Rolim (Rotasul); Cláudia Silber (Soma Design Estratégico); Elisiane Vieira (Supermercados Codebal); Luiz Carlos Reis Bohrer (Tecnoken Coatings & Sealants) e Bruno Benitez (TKS Cursos).

Também compareceram:

Vice - Presidente da Câmara Municipal, Gelson Antunes; vereadora Daiane Escrimim; delegada da Polícia Civil Eldorado, Patrícia Sanchotene Pacheco e os secretários de Administração e Patrimônio – Rodrigo Ávila da Silveira; de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo – Sílvio Roberto Figueró; da Fazenda – Ricardo Alves dos Santos; da Habitação – João Carlos Ferreira; do Meio Ambiente – Gilberto Agostinho Azevedo da Silva; de Obras e Viação – Paulo Ricardo Rocha dos Santos; do Planejamento, Governança e Gestão – Fábio José Araújo Leal; da Saúde – Juliana Carvalho e do Transporte e Trânsito – Lodear Carlos Hahn.

Representantes de instituições:

 

Adélia J. H. Bubans – Gerente Geral Banrisul /Ag.  Eldorado; Ânderson Jost – Gerente Banco do Brasil/ Ag. Eldorado; Tiago Pereira Chaves – Gerente de Atendimento PJ Caixa Federal/ Ag. Eldorado; Marcelo Müller – Diretor Ulbra Guaíba e Adriana Gallert – Coordenadora Acadêmica Ulbra; Liége Teixeira – Gerente de Operações SESI – Região II / Guaíba; Alexandre Weiner, Carlos Smith, Fernando Largura, Moisés Schneider e Ricardo Malcon – Associação dos Moradores da Rua Martinho Poeta.