Alice no País das Maravilhas

Espetáculo inverte acessibilidade e disponibiliza narração para espectadores sem deficiência alcançando todos os tipos de público. As últimas apresentações acontecem nos dias 29 e 30 de outubro.

Com mais de 150 anos de publicação, Alice no País das Maravilhas, clássico da literatura mundial assinado por Lewis Carroll, volta aos palcos porto-alegrenses com uma montagem diferenciada. Além da protagonista ser vivida pela atriz negra Brenda Artigas - aproximando-se da garota real de cabelos curtos e escuros que inspirou Carroll -, a atração apresenta uma proposta onde duas línguas (LIBRAS e Português) dividem o mesmo espaço, invertendo a lógica da acessibilidade. No palco, os atores representam em LIBRAS enquanto as cenas são narradas para o público sem deficiência, criando um espaço de plateia compartilhada e uma experiência única para todos os espectadores.

Neste final de semana ocorrem as últimas apresentações nos dias 29 e 30 de outubro, às 16h, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Alice no País das Maravilhas estreou em 2015 com sucesso de público e crítica e agora retorna em comemoração ao mês das crianças. Transitando por um universo fantástico, a protagonista embarca em uma jornada em que sonho e realidade se misturam e onde tudo pode acontecer. Em cena, cenários e figurinos são compostos por gigantescas dobraduras de papel (origamis) que se transformam constantemente diante do público. A direção fica a cargo de Adriana Somacal.

São seis os atores surdos que dão vida aos clássicos personagens de Alice no País das Maravilhas, todos do Grupo Signatores, referência na área de teatro e acessibilidade cultural. Criado em 2010, o grupo tem a proposta de incentivar a formação de docentes e pesquisadores na área teatral e aproximar jovens e adultos surdos dos palcos, investigando as possibilidades de criação artística dos surdos. Alice no País das Maravilhas é o quarto espetáculo protagonizado pelo Signatores.

FICHA TÉCNICA

 Direção: Adriana Somacal 

Assistência de Direção: Alexandre Borin 

Elenco: Brenda Artigas, Bruno Anjos, Karina Moraes, Márcio de Lima, Luciano Abreu, Maria Eduarda Bassani, Umberto da Rosa 

Narradores-Personagens: Elaine Regina, Evandro Soldatelli, Marcia Caspary e Rodrigo Waschburger 

Dramaturgia: Jéferson Rachewsky e Adriana Somacal 

Cenografia: Álvaro Vilaverde 

Criação de Figurinos: Margarida Rache 

Confecção de Figurinos: Margarida Rache, Patrícia Preiss e Caio Klein 

Iluminação: Carol Zimmer 

Preparação Corporal: Aline Brustolin e Carla Vendramin 

Trilha Sonora Original: Eloy F. Fritsch 

Equipe de tradução de LIBRAS: Angela Russo e Augusto Schallenberger 

Intérprete de LIBRAS: Angela Russo 

Assessoria Pedagógica: Sergio Lulkin 

Operação de Luz: Carol Zimmer

 Operação de Som: Vitório Oliveira Azevedo e Manu Goulart 

Planejamento Cultural: Daniela Lopes/Cardápio Cultural 

Produção Executiva: Daniela Lopes/Cardápio Cultural 

Realização: Grupo Signatores e Cardápio Cultural 

Divulgação: Pauta Assessoria  Fone: 55  51 3333.5756