Eduardo Neves e Rogério Caetano lançam CD no projeto Café Fon Fon - Palco Musical

 

 O projeto Café Fon Fon - Palco Musical em sua quinta edição, no próximo dia 13 de outubro, quinta-feira, às 21h30min, apresenta o Duo Eduardo Neves e Rogério Caetano, dois dos maiores nomes da música instrumental brasileira. A dupla, que reside no Rio de Janeiro, vem lançar o elogiado CD Cosmopolita, fruto de uma longa experiência vivida nos palcos do Brasil e do mundo.

O projeto é financiado pelo Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular 2015, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Funarte. Os ingressos custam R$ 10,00 e as reservas devem ser feitas pelos fones: (51) 93080285 ou 93727362.

O flautista e saxofonista Eduardo Neves já acompanhou grandes nomes da música brasileira e integrou o grupo Pagode Jazz Sardinha's Club. Caetano é um virtuose, considerado pela crítica especializada como sendo da linhagem de violonistas do porte de Dino Sete Cordas, Raphael Rabello e Dilermando Reis. É autor do livro Sete Cordas, Técnica e Estilo, em parceria com o violonista Marco Pereira.

Bem recebido pela crítica especializada, o novo álbum de Eduardo Neves e Rogério Caetano é, segundo o maestro e compositor Edino Krieger, a essência da música brasileira em suas melhores qualidades. Para Krieger, Cosmopolita, reúne a essência da música de câmara no diálogo perfeito de dois instrumentos que representam a essência da música brasileira em suas melhores qualidades. O maestro também ressalta o brilho virtuosístico próprio do talento instrumental brasileiro, o balanço brasileiríssimo dos ritmos rápidos e a expressividade dos tempos mais lentos.

Oficina

Visando a troca de experiências, no dia 14, serão realizados dois encontros formativos. Na parte da manhã, das 9h30 às 12h30min, Eduardo Neves ministra o workshop Caminhos criativos para a improvisação, voltado para instrumentistas de sopro, com razoável domínio técnico do instrumento, conhecimento das escalas maiores e formação de acordes. À tarde, das 15h às 18h, o violonista Rogério Caetano ministra o workshop 7 Cordas, Técnica e Estilo, com o objetivo de difundir a cultura do violão de 7 Cordas. Os encontros ocorrem no Café Fon Fon, à rua Vieira de Castro, 26. A inscrição custa R$ 50,00. Informações pelos fones (51) 93080285 - 93727362.

 Sobre Eduardo Neves: 

Eduardo Neves é flautista, saxofonista e compositor. Começou a estudar música aos dez anos. As figuras decisivas na sua formação musical foram Carlos Malta, com quem teve aulas particulares de flauta doce, seguido de Nicolino Copia, o Copinha, com quem teve aulas aos 14 anos e de quem se tornou grande amigo. Aos 16 anos passou a tocar profissionalmente. Por essa época, participou de diversos grupos de choro ao lado do percussionista Marcos Suzano e do bandolinista Rodrigo Lessa. 

Eduardo Neves construiu grande parte de seu conhecimento musical de forma autodidata. Dos músicos com quem conviveu e convive, os mais importantes para o instrumentista, além de Copinha e Carlos Malta, foram o bandolinista Rodrigo Lessa e os saxofonistas Nivaldo Ornelas, Idriss Boudrioua, Rafael Vernet e Xande Figueiredo. "Com eles aprendi a tocar e a me dedicar ao estudo da música com paixão e perseverança." 

Também acompanhou Tim Maia, Luiz Melodia, Hermeto Pascoal, entre outros. Em 2001 recebeu a 3ª colocação no Prêmio Visa Instrumental, como integrante do grupo Trato a Três. No ano de 2003, no Centro Cultural Carioca, no Rio de Janeiro, lançou o CD "Gafieira de Bolso". No disco,  interpretou composições próprias, tais como, "Pagode Jazz Sardinha's Club", "Iate Club Guanabara" e "Choro das cores" e ainda revisitou clássicos da MPB. 

Atuou como músico em shows e estúdio com Elton Medeiros, Johnny Alf, Nei Lopes, Dona Ivone Lara, Milton Nascimento, Guinga, Joyce, Ed Motta, Paulinho da Viola, Moska, Wilson Moreira, Margareth Menezes, Zeca Pagodinho e Elza Soares, entre outros. Entre 2012 e 2013, ministrou aulas sobre a linguagem da música brasileira da Julliard School, em Nova Iorque, e em 2015 no Conservatório de Jazz da Califórnia. 

Sobre Rogério Caetano 

Bacharel em composição pela Universidade de Brasília. É um premiado virtuose e referência do violão de 7 cordas. Com uma linguagem revolucionária, representa uma nova escola desse instrumento. Possui um método destinado ao instrumento e uma discografia de seis álbuns próprios, três indicados ao Prêmio da Música Brasileira (2007/2013), um premiado no IMA (Independent Music Awards2015) e outro no Prêmio da Música Brasileira (2016). Tem como parceiros em seus trabalhos Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Marco Pereira, e Eduardo Neves.  

Vem difundindo sua arte no Brasil e Exterior realizando concertos em países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Áustria, Portugal, Holanda, Bélgica, EUA, China, Índia, Israel, Turquia, África do Sul, e Equador. Já gravou com artistas como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Monarco, D. Ivone Lara, Maria Bethania, Nana Caymmi, Ivan Lins, entre vários outros. 

Sobre o projeto 

O projeto Café Fon Fon - Palco Musical busca ampliar a oferta de programação continuada para a música popular oferecida pela casa desde 2012. É viabilizado com recursos do Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular 2015, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio da Funarte. 

Além de shows, a programação incluirá a realização de workshops com os artistas convidados, com a finalidade de proporcionar a troca de conhecimentos e experiências e o aperfeiçoamento profissional. As próximas atrações são: Dúnia Elias, Artur Elias e Giovanni Berti (10/11), Pedro Tagliani Quarteto (24/11) e Leandro Braga Trio (08/12). 

Este projeto foi agraciado com o 'Prêmio Funarte de Programação Continuada para a Música Popular 2015'

Por Silvia Abreu (MTB 8679-4)